05/04/2007

INFÂNCIA


O MEU PIÃO

Recordo-me de um período da minha infância em que aquilo que mais desejava era ter um pião. A forma de o ter era amealhando uns tostões. E assim foi, juntei a quantia necessária e adquiri o meu brinquedo. Sonho concretizado!
Já como meu pião um dia fui com os meus amigos deitar o pião. Jogo que todos muito apreciávamos. Fomos para o cais, junto da casa do salva-vidas, porque estávamos mais protegidos do frio que então se fazia sentir em pleno mês de Fevereiro.
O jogo estava a correr bem, até que na minha primeira jogada, que jamais esquecerei, o pião em vez de bater no do meu amigo, guinou para o canal e caiu à água. Nem queria acreditar no que via, o meu pião cada vez mais longe, não podia ser, não podia perder o meu pião que me custou a adquirir e logo na primeira jogada que fazia com ele. Que desgosto! Então enchi-me de coragem e sem pensar em nada, despi-me, atirei-me à água e fui salvar o meu pião. Quando caí na água, foi como se tivesse ficado paralisado, a água estava gelado, podia ter morrido por hipotermia. Felizmente reagi ao frio e lá consegui, nadei para as escadas, cheguei ao cimo do cais com o peito cheio de ar e disse para todos: “aqui está o meu pião!”
Enquanto me vestia, o patrão do salva-vidas chamou-me a atenção para o facto de ter colocado a minha vida em perigo, ao que eu respondi: “ Mestre César, assim era conhecido, podia ter morrido, mas salvei a vida do meu pião!
João José Matias
.
My Spinning Top

I recall a time in my childhood in which my only wish was to have a spinning top. I could only have it if I saved some money. That’s what I did. I got the necessary amount and bought my toy. A dream came true!
One day my friends and I went to the docks, next to the lifeguard’s house, to toss our spinning tops. There we were protected from the cold February weather.
Everything was OK until I started playing. I’ll never forget what happened then. I aimed at my friend’s spinning top, but I failed and my toy fell into the water. I couldn’t believe my eyes! My dream toy was floating away. It had been so hard to get it. I couldn’t lose it. I was completely devastated!
Suddenly I summoned up the courage and, without even thinking, I took off my clothes and jumped into the water. The water was so freezing that I could have died of hypothermia. Fortunately I was able to react and swam towards the stairs and when I reached the top I proudly said: “Here is my spinning top!”
While I was getting dressed, the lifeboat skipper angrily told me that I had put my life in danger. But I replied: “Skipper César - so we called him - I sure could have died, but I saved my spinning top!”
João José Matias
Mi peonza

Me acuerdo que durante un periodo de mi infancia mi único deseo era tener una peonza. Podría tener una sólo si ahorraba algo de dinero. Y eso es lo que hice. Reuní la cantidad necesaria y compré mi juguete. ¡Un sueño hecho realidad!
Un día fui con mis amigos al muelle, junto a la caseta del socorrista, a lanzar nuestras peonzas. Allí estábamos, protegidos del frío tiempo de febrero.
Todo iba bien hasta que empecé a jugar. Nunca olvidaré lo que sucedió a continuación. Apunté a la peonza de mi amigo, pero fallé y mi juguete cayó al agua. ¡No podía creer lo que veían mis ojos! Mi juguete se alejaba flotando en el agua. Era tan difícil recuperarlo. No podía perderlo. ¡Me sentía totalmente desolado!
De repente me armé de coraje y, sin tan siquiera pensarlo, me desnudé y me tiré al agua. El agua estaba tan fría que hubiera podido morir de hipotermia. Por suerte pude reaccionar y me acerqué nadando a las escaleras. Cuando salí, dije con orgullo: “¡Aquí está mi peonza!”
Mientras me vestía, el socorrista me dijo enfadado que había puesto mi vida en peligro. Pero yo contesté: “Capitán César –así lo llamábamos- seguro que hubiera podido morir, ¡pero salvé mi peonza!”

João José Matias

Mein Kreisel

Ich erinnere mich an eine Zeit aus meiner Kindheit, in der mein einziger Wunsch war, einen Kreisel zu besitzen. Ich konnte ihn nur haben, wenn ich Geld sparte. Das tat ich dann auch. Ich bekam den notwendigen Betrag zusammen, um mir mein Spielzeug zu kaufen. Ein Traum wurde wahr!
Eines Tages gingen meine Freunde und ich zu dem Kai direkt neben dem Rettungsschwimmerhaus um unsere Kreisel zu schleudern. Dort waren wir vor dem kalten Februarwetter geschützt.
Alles war in Ordnung, bis ich anfing zu spielen. Ich werde niemals vergessen, was danach geschah.
Ich zielte auf den Kreisel meines Freundes, aber ich verfehlte ihn und mein Kreisel fiel ins Wasser. Ich konnte meinen Augen nicht trauen! Mein Traumspielzeug schwamm davon. Es war so schwer gewesen ihn zu bekommen. Ich konnte ihn nicht verlieren. Ich war am Boden zerstört! Plötzlich brachte ich den Mut auf, ohne nachzudenken, zog ich meine Kleider aus und sprang ins Wasser. Das Wasser war so eisig, dass ich wegen Unterkühlung hätte sterben können. Glücklicherweise konnte ich rechtzeitig reagieren und schwamm zu den Stufen, als ich die oberste Stufe erreicht hatte, sagte ich stolz: „ Hier ist mein Kreisel!“
Während ich mich wieder anzog, erzählte mir der Skipper des Rettungsbootes ärgerlich, dass ich mein Leben in Gefahr gebracht habe. Aber ich antwortete nur: Skipper César – so nannten wir ihn – Ich hätte sicherlich sterben können, aber ich habe meinen Kreisel gerettet!“

João José Matias

Moja obľúbená hračka

Spomínam si na svoje detstvo, kedy mojim jediným želaním bolo mať detskú hračku nazývanú vlk. Jediný spôsob ako ju získať bol ušetriť trochu peňazí. A to je to, čo som aj urobil. Našetril som si potrebnú sumu a kúpil som si svoju obľúbenú hračku. Môj sen sa stal skutočnosťou!
Jedného prekrásneho dňa som sa spolu s priateľmi išiel hrať s mojou hračkou do prístavu hneď vedľa záchranárskej stanice. To bolo jediné miesto, kde sa v chladnom februári dalo hrať.
Všetko vychádzalo, kým nezačala naša hra. Nikdy na to nezabudnem, čo sa vtedy stalo. Mieril som so svojou hračkou na priateľa, ale tá mi namiesto toho spadla do vody. Neveril som vlastným očiam! Môj sen odplával. To bolo ťažké prijať. Nesmel som dopustiť takú stratu. Bol som úplne zničený!
Zrazu som nabral odvahu a bez rozmyslu som si vyzliekol šaty a skočil som do vody. Voda bola taká studená, že som mohol umrieť na podchladenie. Našťastie som bol schopný reagovať a plával som smerom ku schodíkom a keď som zachytil moju hračku, pyšne som povedal: „Tu je moja hračka!“
Ako som sa obliekal, kapitán záchranárskeho člna mi nahnevane vyčítal, ako som ohrozil svoj život. Ale ja som mu na to odvetil: „Kapitán César – ako sme ho volali – ja viem, že som mohol zomrieť, ale zachránil som svoju obľúbenú hračku!“

João José Matias

11 comentários:

Anónimo disse...

gostei muito da tua história parabens

Anónimo disse...

Quero dizer que gostei muito desta história do meu amigo João Matias, é sem duvida muito interessante,parabens
soares

Unknown disse...

É uma hitória muito bonita.Parabens amigo JAUBER

Anónimo disse...

teste

Anónimo disse...

teste

Anónimo disse...

acho enteresante visto ser uma
criança

Anónimo disse...

Parabens pela história do pião,eu quando era criança também joguei ao pião.Um abraço da colega Maria José

Anónimo disse...

Parabens pela sua História da infancia

Manuel Gonçalves

Anónimo disse...

Parabéns, quer pela história, quer pelo projecto.
Paula Cruz

Unknown disse...

Sinto nesta históri que há um homem que ainda sente o seu coração de criança a bater dentro de si.

BRAVO Jauber LINDO

Unknown disse...

Como é bom quando recordas essa infância que apesar de difícil era saudavel e toda ela cheia de sonhos. Parabéns João pela coragem não podias perder aquilo que já era o teu sonho.
Zé Domingos