05/04/2007

MOMENTOS INESQUECÍVEIS NA MINHA VIDA


Noite trágica no mar da Mueda

Era dia de S. Pedro, 29 de Junho de 1968, dia em que ofereci uma prenda à minha namorada. Nesse dia, cerca da meia-noite, juntei-me aos camaradas, que constituíam a tripulação do barco “Jorge de Jesus”. Efectuados os preparativos de partida para a faina, zarpamos rumo ao pesqueiro, no mar da Mueda, a norte da cidade galega de Vigo.
Estávamos cansados, então toda a tripulação, com excepção do homem do leme, de nome João Peres, desceu aos beliches para descansar. Depois de duas horas a navegar, ouviu-se um grande estrondo. O barco tinha sido abalroado, o que provocou um acordar sobressaltado, como é natural num caso destes. Todos subiram ao convés, confirmando-se o abalroamento provocado por um navio de carga, de pavilhão Norueguês, de nome “Byard”.
Com o embate, o nosso navio, Jorge de Jesus começou a afundar-se pela ré, tendo cada um dos tripulantes iniciado, com grande angústia, o seu próprio salvamento, uns agarrados ao que restava da “gamela” outros a latas e tábuas soltas.
Durante cerca de 4 horas, foi um batalhar entre a vida e morte e dos 11 que compunham a companha, apenas 6 escaparam. Um atrás de outro, foram 5 os camaradas que morreram afogados.
Já o dia ia alto quando os sobreviventes foram avistados pelo pesqueiro Virgem das Graças, do Porto de Viana, que nos içou para bordo e nos prestou os primeiros socorros.
Rumámos em direcção a Viana, onde um mar de gente nos aguardava, ansiosa por notícias. Foi um momento indiscritível de dor, vivido pelos familiares daqueles cuja sorte não deixou regressar.
Quanto a mim, depois de alguns dias de recolhimento e algum pesadelo, voltei à faina da pesca, no barco “Mártir S. Sebastião”.

João José Matias

Tragic Night at the seaside of Mueda

One day whilst on a fishing expedition out in the Northern Sea in the Galician waters, the narrator’s vessel was hit by a cargo vessel named “Byard” which took the life of a few of the crew members. After a few long hours they were rescued by a homeland fishing boat and taken home. It was a sad moment in his life but life kept on going, so he ended up going back to the sea after mourning his fellow fishermen.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá amigo Jauber!No meio da tragédia foste um homem de sorte,a vida dos pescadores está por vezes na mão de quem conduz a embarcação Que muitas vezes não respeita as regras.Obrigado pela coragem de nos partilhar este drama.Um abraço.O.P.C.

Anónimo disse...

Amigo Jauber,viveste uma aventura muito trágica,a tua vida estive em perigo,a vida dos homens do mar é na realidade muito arriscada, fico feliz por saber que tiveste muita coragem para conseguires sobreviver parabéns.
Um abraço. M.G.S.

Anónimo disse...

mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiittttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm