03/03/2007

HISTÓRIA DA MINHA VIDA: TEMPOS DE JUVENTUDE

Com 15 anos, fui trabalhar para os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, para a secção de limpeza (vulgo ferrugem) começando por ganhar o salário de 13$60/dia. No início, prometeram-me que dentro de pouco tempo, mudaria para outra secção mais especializada, tendo em vista a aprendizagem de uma profissão com futuro. Não tendo sido cumprida essa promessa por parte da entidade patronal, na altura já com 19 anos, despedi-me e optei por ingressar na actividade da pesca, como tripulante no barco” Santa Cruz”. Como é sabido, na actividade da pesca não há salário fixo. Ganha-se o chamado quinhão, cujo valor resulta da quantidade de pescado capturado, ou “marés de mar”. Em Janeiro do ano de 1963, com 21 anos de idade, assentei praça no Regimento de Infantaria 8, em Braga, onde fiz uma recruta de 3 meses. De seguida, fui para Penafiel, tirar a especialidade de artilheiro de canhão de 75 mm, situação que mantive até 25 de Agosto, data em que embarquei de comboio para Lisboa, e de seguida no navio “Vera Cruz”, para Angola, onde cheguei nove dias depois, para cumprir uma comissão de serviço obrigatória de 24 meses.
Depois de 15 dias de estada no Quartel do Grafanil, em Luanda, rumei em coluna até à Zona Militar dos Dembos, mais concretamente para a localidade de Quibaxe, onde permaneci 16 meses. Fui integrado em várias operações de combate, não só na região dos Dembos, mas também mais a norte, nomeadamente, na região do Huije e Serra da Mucaba.
Nos vários combates em que estive envolvido, morreram alguns camaradas. Felizmente a mim nada me aconteceu. No dia 26 de Outubro de 1965, embarquei de regresso, novamente no Vera Cruz rumo a Lisboa. Cheguei passados nove dias.
Estive de férias um mês, e de seguida regressei novamente à actividade da pesca.
Em 20 de Março comecei a namorar a que hoje é a minha esposa.

João José Matias

Sem comentários: